Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

21atelier.blog

Reflexões e interpretações sobre a criatividade e a arquitectura

05.01.19

caso de estudo #5 de 365 | Escola Vila Nova da Barquinha | Aires Mateus


21atelier.arq

(em actualização)

featured_image.jpg

"Os universos que frequentamos na infância tendem a perdurar nas nossas memórias. É o tempo em que nos relacionamos com a arquitectura de um modo mais livre e genuino. Estabelecem-se apropriações e hierarquizações intuitivas dos valores da arquitectura. Interessa por isso identificar o património que é estimado por todos, e sobre o qual se podem desenhar as memórias que se construirão.

Num território não conformado define-se um perímetro quadrado: forma autónoma e clara. A necessidade de diferentes funções na escola estabelece o pretexto para espaços distintos. Cada compartimento é uma experiência autónoma com escala, proporção e identidade própria. A agregação de todos os volumes define o seu valor iconográfico exterior. No interior protegido é definido um espaço intersticial, infinito por não revelar o seu inicio ou fim, que é usado como recinto lúdico.

É uma estrutura de ausência e ocupação que mimetiza os princípios que sempre se encontraram nas aglomerações urbanas.

Escolhe-se um vão replicável para todas as necessidades e define-se um acabamento generalizado para todos os espaços. A criteriosa economia destes elementos faz ressaltar a diversidade dos espaços.

A intensidade deste novo universo propõe-se na serena sucessão de momentos únicos."

 

 

ano 2009
arquitectura Aires Mateus | http://airesmateus.com

reportagem fotográfica Últimas Reportagens  | http://ultimasreportagens.com

localização Vila Nova da Barquinha | https://goo.gl/maps/hAiuib7ktaJ2