Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

21atelier.blog

Reflexões e interpretações sobre a criatividade e a arquitectura

21atelier.blog

Reflexões e interpretações sobre a criatividade e a arquitectura

Áreas de Reabilitação Urbana (ARU)

08.03.19, 21atelier.arq
Área de Reabilitação Urbana (ARU)
 
Uma Área de Reabilitação Urbana é uma zona definida do território, caracterizada por infraestruturas e edifícios degradados e obsoletos, e que justifica uma intervenção integrada ao nível dos espaços urbanos de utilização coletiva e de atribuição de incentivos à reabilitação aos particulares. Nas Áreas de Reabilitação Urbana, os procedimentos de licenciamento e de comunicação prévia de operações urbanísticas são simplificados e o acesso a incentivos para obras de reabilitação é facilitado. Um dos nossos projectos fica localizado na ARU da Amora. O Edifício na Amora enquadra-se numa estratégia de valorização deste núcleo urbano através da regeneração urbana deste edifício que se prevê que venha a contaminar toda a envolvente.
 

1_0_0_Exterior.jpg

 

ARU do Seixal

Seixal_ARU-Seixal_Planta-3867x2184.jpgNa zona ribeirinha é reconhecida a origem do Seixal. ali se estabeleceram as primeiras construções, numa interação absoluta entre o rio Tejo e população que sobrevivia dos seus recursos naturais. É nesta zona que se observam as construções mais antigas. A sua disposição contigua apenas é interrompida por pequenos becos e travessas, cuja toponímia reflete a ligação da população ao rio. Para o Núcleo Urbano Antigo do Seixal foi desenvolvido um projeto de requalificação do espaço público e infraestruturas, que potenciará o desenvolvimento socioeconómico tendo como objetivo final a regeneração urbana. Ainda para esta zona, existe um estudo de caracterização que contempla uma análise das tipologias do edificado e espaço público. A ARU do Seixal tem uma área de 292.000 m2 com 587 edifícios.
 
ARU da Amora
Seixal_ARU-Amora_Planta-3867x2184.jpg

Núcleo Urbano Antigo de Amora é composto por duas zonas, Amora de Baixo e Amora de Cima. No âmbito da criação da ARU de Amora, por questões operacionais, optou-se por delimitar um único polígono, tendo em conta futuras ações a desenvolver, que proporcionam uma continuidade urbana. As construções deste núcleo antigo, não excedem na sua maioria 2 pisos, existindo um número significativo de pisos térreos construídos em banda, sobretudo ao longo da margem ribeirinha, afetos ao antigo bairro operário da "correnteza dos alemães". As construções de maior nobreza construtiva são evidenciadas por elementos arquitetónicos como, platibandas, varandas, fachadas azulejadas, maior volumetria e maior altimetria. A ARU de Amora tem uma área de 144.200 m2 com 312 edifícios.

 

ARU de Paio PiresSeixal_ARU-PaioPires_Planta-3867x2184.jpg

O Núcleo Urbano Antigo de Aldeia de Paio Pires distingue-se em duas zonas características. A norte, enquadrando a Av. General Humberto Delgado, o Largo D. Paio Pires prosseguindo até ao largo Alfredo josé de Almeida Lima, indo terminar na Rua Fernando de Sousa, a malha urbana é labiríntica. A zona Sul caracteriza-se pela linearidade da Rua Aristides da Costa e Avenida José António Rodrigues, configura-se uma malha urbana ordenada, de edificações contíguas unicamente interrompidas pelas respetivas ruas transversais. A ARU de Aldeia de Paio Pires tem uma área de 66.500 m2 com 225 edifícios.

 

ARU da ArrentelaSeixal_ARU-Arrentela_Planta-3867x2184.jpg

O Núcleo Urbano Antigo de Arrentela encontra a sua malha urbana adaptada ao declive topográfico do terreno, estando implantado na encosta orientada a poente. É constante a construção contígua, interrompida por pequenas ruas e travessas. Destacam-se duas zonas principais, a frente ribeirinha que acompanha a avenida marginal onde se observam as construções de maior volume e posteriormente toda a área edificada ao longo da encosta que culmina no planalto do largo da igreja. Tal como no Núcleo Urbano Antigo do Seixal, existe já um estudo de caracterização que contempla uma análise das tipologias do edificado e espaço público. A ARU de Arrentela tem uma área de 35.500 m2 com 127 edifícios.

 

Mais informações em:

http://www.21atelier.pt

https://www.portaldahabitacao.pt

http://www.cm-seixal.pt/aru/reabilitacao-urbana

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.