Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

21atelier.blog

Reflexões e interpretações sobre a criatividade e a arquitectura

01.01.19

caso de estudo #1 de 365 | POC Ermida | Pedro Geraldes


21atelier.arq

4_AD_1805_MG_7810.jpg

A simplicidade e clareza desta obra permite-nos entender a forma e a função como resultado de um acto de criar.

O programa deste projecto incide sobre a edificação de um Posto de Observação e Controlo de uma barragem, localizado no curso do rio Vouga na zona de Ermida em Aveiro. Segundo o autor, esta construção edifício precisava estar localizada num local elevado, protegido das inundações e que permitisse uma visão perfeita do seu interior para a barragem. Isso fez com que fosse necessário intervir nesta zona de característica florestais de forma a conseguir integrar na paisagem esta construção de valencias industriais.

A referência à forma da construção tradicional (com telhados de duas águas) e a sua construção em betão (material usado na construção da barragem) leva a uma interpretação moderna do que é tradicional, sendo que a forma, só por si, remete para a imagem de uma pequena igreja (ermida) e ao mesmo tempo reflete o tipo de construções existente na região.

A entrada pela plataforma, acontece numa fachada opaca em alumínio, onde só a porta principal se destaca pela sua transparência.
No interior mantém-se a forma da cobertura de duas águas tendo ao fundo uma fachada totalmente em vidro, que permite assim cumprir a sua função na observação e controlo da barragem.



ano 2018

arquitectura Pedro Geraldes | http://pedrogeraldes.com

reportagem fotográfica A caixa negra | www.acaixanegra.com

localização Barragem de Ribeiradio, Ermida | https://goo.gl/maps/p75feXZqAds