Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

21atelier.blog

Reflexões e interpretações sobre a criatividade e a arquitectura

10.01.19

caso de estudo #10 de 365 | Casa MR | 236 arquitectos


21atelier.arq

8.jpg

Projeto para uma casa em Enxomil nos arredores do Porto. O lote tem cerca de 1500.00 m2, orientado a Sul Poente, cercado por jardins densamente arborizados, num ambiente de transição entre ruralidade e urbanidade. 

Da cota do terreno, e das cotas dos terrenos vizinhos decorre um grande risco de inundação e alagamento. 

Deste fato resultou a necessidade de sobre elevar a construção e estabelecer uma relação entre interior e exterior que garantisse, por um lado a continuidade de usos, e por outro assegurasse um carácter de invólucro á construção. 

Conceptualmente, procurou-se desenvolver a ideia de um volume que resultasse da adição de vários invólucros autônomos. Cada um destes invólucros (espaços habitacionais) foi tratado individualmente, de acordo com as suas características e necessidades, nomeadamente no que diz respeito á orientação, abertura de vãos e proporções. 

A sua disposição teve em consideração um programa funcional e de distribuição que apontava para a colocação das áreas reservadas no Piso 1 e áreas sociais no Piso 0. 

Da adição em plano destes diferentes espaços, e da justaposição dos dois pisos resultou a imagem da casa. A repetição do elemento 'janela' procurou unificar e dar coerência ao volume branco, esculpido e pousado no jardim.

ano 2016
arquitectura 236 arquitectos | www.236arquitectos.com

reportagem fotográfica João Morgado | www.joaomorgado.com

localização Arcozelo |